TRT5 realiza palestra para advogados sobre o e-Samp

 

Na manhã desta quarta-feira (14/5) o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região promoveu uma palestra para os advogados sobre o e-Samp, no auditório do Fórum do Comércio, ministrada por Djaman Santos Barbosa, da Secretaria de Coordenação Judiciária de 1ª Instância. O sistema já é utilizado na 27ª Vara de Salvador e será adotado também na 1ª Vara da capital, para os processos físicos, a partir do próximo dia 19.

 

O e-Samp é um módulo do Samp - Sistema de Acompanhamento e de Movimentação Processual do TRT5, e deverá ser utilizado, exclusivamente, para os processos físicos, ou seja, todos aqueles processos anteriores ao PJe (agosto/2013). O sistema permite que as petições sejam enviadas virtualmente às varas ou secretarias, sem a necessidade de serem impressas quando chegam ao seu destino. As partes envolvidas no processo também podem se cadastrar no sistema, mas terão acesso, unicamente, aos processos que constam o seu CPF. 

 

Gradativamente, o módulo será implantado nas demais varas e o intuito é o de diminuir o trabalho de juntadas, carimbos, impressões etc, além do deslocamento do advogado e do trabalho dos servidores no recebimento dessas petições, que serão poupados, dando mais celeridade ao andamento dos processos, reduzir o consumo de papéis, custos com armazenamento, impressão e transporte e cuidados com a saúde dos magistrados e servidores.

 

Veja as vantagens do e-Samp:

 

Jus Postulandi - O e-Samp permite o peticionamento sem certificação digital, somente com login e senha, por todos os usuários, inclusive reclamantes e reclamados.

 

Tempo - Menos tempo de servidores e advogados no balcão e redução dos lapsos entre as tramitações.

 

Sustentabilidade - Redução no uso de insumos (papel, tôner).

 

Interatividade - Facilidade de uso. Os servidores têm familiaridade com o Samp, o que facilita a adoção do e-Samp, sua interface na web. A capacitação para uso do e-Samp pode ser feita de forma rápida, em até quatro horas de treinamento para servidores e em 30 minutos para advogados.

 

Saúde - Redução da rotina estressante e de riscos do trabalho com papel (ácaro, peso etc), que trazem adoecimento aos servidores.

 

Aprovação - Segundo o juiz Rubem Nascimento, o e-Samp, implantado desde 2011 na 27ª Vara, tem sido bem recebido pelos advogados pela rapidez na tramitação processual.

 

IMPLEMENTAÇÃO NA 1ª VARA - Para a implementação desta novidade, os servidores da 1ª Vara de Salvador passaram por treinamento. Nos últimos dias 29 e 30/4 foram apresentadas às partes teórica e prática da ferramenta eletrônica. O conteúdo foi ministrado pelo servidor Raphael Souza de Oliveira, da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), com o apoio do diretor da 27ª Vara de Salvador, André Luís Pereira Socorro. 

 

Leia também:

 

Manual e outras informações do e-Samp: www.trt5.jus.br/esamp
Veja como fazer o cadastro no e-Samp

 

Secom TRT5 (Helen Carvalho) - 14/05/2014