TRT5 reduz consumo de papel e de copos para café

A quantidade de papel ofício utilizado pelo TRT5 diminuiu ao longo dos últimos três anos. A redução no consumo foi de aproximadamente 260 mil folhas. Esse resultado é significativo, ainda mais se for levado em consideração que a demanda processual no período aumentou, indo de 104 mil novas ações/ano, em 2007, para 120 mil, em 2009.

 

Entre os fatores que contribuíram para a diminuição estão as novas ferramentas utilizadas pelo Tribunal que substituíram ou reduziram o uso do papel, como a correspondência eletrônica. Medidas como essa estão no bojo do processo de informatização do Judiciário, que visa dar celeridade aos serviços ao mesmo tempo em que contribui para o melhor aproveitamento dos recursos.

 

Outra ação que garantiu a redução do uso de papel é a impressão na frente e no verso das folhas. O TRT5 dispõe de impressoras e copiadoras que permitem a utilização dos dois lados do papel e a Secretaria de Informática disponibilizou na intranet (veja abaixo) os manuais preparados para facilitar a impressão.

 

A impressão frente e verso obedece a recomendação da Presidência (nº 01/2010, publicada no Diário Oficial de 9 de fevereiro de 2010) e atende à solicitação da Comissão de Meio Ambiente, presidida pelo desembargador Renato Simões.

 

Ao ser jogado no ambiente, o papel leva, em média, três meses ou até anos para se decompor. Os copos plásticos demoram muito mais, o processo de decomposição pode durar até 450 anos, a depender das condições do ambiente em que o material for descartado. A redução na demanda de descartáveis representa um passo importante na direção do consumo responsável.

 

COPOS - Também houve redução importante no consumo de copos para café. Em 2007, o TRT5 gastou 331 mil unidades e, em 2010, o número caiu para 298 mil. O único resultado insatisfatório foi quanto à utilização de copos para água. Em 2007 foram gastos 720 mil unidades, em 2008 houve uma queda e, em 2009, o consumo voltou a crescer e chegou a 780 mil unidades.

 

O Serviço de Projetos Especiais do Tribunal estuda uma forma de incentivar a utilização de copos não-descartáveis, medida que algumas unidades já vêm adotando por conta própria e que é facilitada pela existência de copas em todos os fóruns. Por enquanto, essa é a melhor alternativa, já que a utilização de um mesmo copo descartável durante um longo período é uma atitude não-recomendada pela Organização Mundial de Saúde.

 

Leia mais:
Unidades do TRT5 devem usar frente e verso do papel

 

Ascom TRT5 - 27.04.2010
Antes de imprimir, pense na sua responsabilidade ambiental. Menos papel, mais árvores.