TRT5 retoma ginástica laboral com 'aulões' no Comércio e em Nazaré no dia 8

 

O TRT da 5ª Região lança, na próxima terça-feira (8/4), um novo desafio em busca da manutenção da saúde de magistrados e servidores: o retorno da ginástica laboral. Dois "aulões" inaugurais em espaços amplos - às 8h30, no 11º andar do Fórum do Comércio e às 14 horas no térreo do Edifício Médici, em Nazaré - marcarão a retomada da atividade, que já foi desenvolvida no Tribunal no período de 2009 a 2012 e que volta reformulada para atrair mais participação.

 

De acordo com o professor de Educação Física Jorge Passos (foto abaixo), que dirige a empresa contratada para ministrar aulas, "o céu é o limite. A ginástica poderá envolver elementos de yoga, tai chi chuan e exercícios de práticas desportivas, sempre com repertório variado. E será feita com bastante critério".

 

As mudanças para a nova temporada foram apresentadas ao presidente do TRT5, desembargador Valtércio de Oliveira, em reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (2/4), com a participação de integrantes da Administração. O magistrado, que mostrou entusiasmo com as propostas, declarou que o gestor de cada unidade deve incentivar os subordinados a participar. Além de diagnósticos regulares da situação laboral em cada vara ou setor, o projeto incluirá a ''Escola Postural'', com aulas de 20 minutos coordenadas pela fisioterapeuta Fernanda Bamberg, e sessões de ginástica laboral orientadas por educadores físicos. A ginástica poderá ser feita sem a necessidade de roupas ou calçados especiais, exigindo-se apenas 10 minutos de aula da equipe, três vezes por semana.

 

A ''Escola Postural'' vai enfocar temas como ergonomia, postura e anatomia da coluna, exercícios preventivos de lesões e dores, entre outros, com foco na sensibilização e educação postural. Já a ginástica laboral inclui exercícios respiratórios, de alongamento, de equilíbrio e coordenação motora. Ainda segundo o professor Jorge Passos, será levado em consideração o limite de cada pessoa, inclusive eventuais comprometimentos físicos por patologias ou acidentes.

 

De acordo com a servidora Daniela Mascarenhas, gestora do projeto de ginástica, os momentos em que as equipes se reúnem para as atividades têm também como resultado positivo a integração do grupo, com o alívio das tensões cotidianas. Estes eventos podem ser entendidos como parte do programa de pausas estabelecidos pela portaria TRT5 1904/2008 (que segue o previsto na NR-17, Portaria 3.214 do Ministério do Trabalho e Emprego), e o público deve ser informado que os servidores da unidade realizam, naquele instante, ação de promoção da saúde.

 

A reunião, que discutiu também a expansão do projeto para o interior do estado, contou com as participações do secretário-geral da Presidência, Manoel Evangelista Neto, do assessor André Pereira de Souza,  do diretor-geral do TRT5, Tarcísio Filgueiras, da diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas, Amoni Lavigne, e do diretor da Coordenadoria de Saúde, Hildérico Trigueiros Caldas.

 

Secom TRT5 (Franklin Carvalho) - 2/4/2014