TRT5 se prepara para a estação das flores

 

No próximo dia 22 chega uma das estações mais alegres do ano: a primavera. Essa estação, além de trazer o perfume das flores, agrega às plantas variados tons coloridos, encantando os olhos e trazendo leveza aos ambientes. No TRT5, não é diferente. Magistrados, servidores e partes, mesmo na correria do dia para dar conta de tantos processos, são surpreendidos com a variedade e beleza dos canteiros e caqueiros distribuídos nos fóruns. 

 

"É fundamental e me sinto feliz com elas. Tudo que vem da natureza é belo.", afirma o jardineiro Adilson Santos Pereira (foto acima), que trabalha há 15 anos com o cultivo de plantas e cuida de todas elas nos fóruns desde 2008. Prestinado à admirar a natureza, ele inclusive nasceu no dia da primavera. Ele explica que molha as plantas no TRT de duas a três vezes por semana e de 15 em 15 dias também aduba e faz as podas.

 

 

A servidora Ivonísia Castro, do Serviço de Atendimentos Gerais (SAG),  relata que na medida do possível sempre compra mudas e ferramentas para a manutenção do jardim no prédio do Coqueijo (Nazaré). "Aqui temos a preocupação de cuidar das plantas e flores, mantendo o jardim bonito e agradável. A natureza faz bem, deixa o tribunal mais leve", comenta.

 

São muitos os tipos de plantas e flores nos prédios dos tribunais, cada uma com a sua "personalidade". Existem Palmeiras, Pingo de Ouro, Hibiscos, Fênix, Fícus, Orquídeas, Jasmins, Palmeiras Cycas, entre muitas outras. "Mesmo com a iluminação artificial elas sobrevivem, pois tem muitas janelas nos prédios que trazem a luz do dia para elas. Algumas até ficam melhores em ambientes frios, já no calor elas morrem", pontua Adilson.

 

No fórum do Comércio os estacionamentos recebem a decoração natural das plantas, já nos prédios Ministro Coqueijo Costa e Presidente Médici são vistas na entrada e gabinetes. Na Biblioteca e na Escola Judicial, por exemplo, destacam-se as plantas Fênix, a Palmeira e Jamaica. A maioria transforma-se com a primavera. "Os jasmins abrem os botões e começam a florear. Já com a Bouganville acontece o contrário, todas as pétalas caem e só depois criam as folhagens e floreiam", salienta o jardineiro.

 

Para manter os setores com um ambiente sempre agradável e florido, há  no prédio-sede (Coqueijo Costa), em Nazaré,  'incubadoras de mudas', que ficam em uma área externa, na G2. "Muitas pessoas se apegam e pedem algumas mudas para levar para casa, outras desprezam jogando  cigarros, embalagens de balas e até café. Outro dia estava fazendo manutenção no jardim e tomei um banho de café, que foi jogado pela janela", enfatiza Adilson, lamentando.

 

Curiosidade - A ciência astronômica evidencia que a primavera ocorre no equinócio de setembro, ou seja, o momento do ano em que o dia e a noite possuem a mesma duração, 12 horas cada.

 

Ascom TRT5 (Jaqueline Vaz) - 20/9/2012