TRT5 voltará a oferecer ginástica laboral para magistrados e servidores

foto: Secom TRT5

Além de promover qualidade de vida, ginástica laboral previne lesões comuns em ambiente de trabalho

 

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5) voltará a oferecer ginástica laboral, inicialmente, em suas unidades de trabalho de Salvador. A partir da próxima semana, profissionais da ''Saúde Total'', empresa vencedora da licitação, começam a visitar as unidades do TRT5 para a primeira etapa do programa, que compreende o mapeamento das características ambientais e laborais de cada unidade, com o objetivo de aferir o 'nível prévio de conscientização de magistrados e servidores para a manutenção de hábitos saudáveis'. Futuramente, o projeto da ginástica laboral deverá ser expandido para as varas do trabalho do interior, nos mesmos moldes das atividades desenvolvidas para a capital.

 

Segundo a gestora do projeto, Daniela Mascarenhas, da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), para o mapeamento serão visitadas 122 unidades, distribuídas entre os prédios do TRT5 em Nazaré e no Comércio. ''A previsão é que esse trabalho inicial seja feito em 15 dias úteis'', afirmou a servidora, acrescentando que ele incluirá a verificação de 'pausa intrajornada, identificação e correção de vícios posturais, entre outras atividades relacionadas à rotina de cada unidade'. O mapeamento fará também um levantamento das necessidades para ajuste dos postos individuais de trabalho, bem como sensibilização quanto à importância do programa e os benefícios da atividade física. ''A ideia é orientar como cada unidade pode ajustar a rotina para possibilitar a participação de todos nas sessões de ginástica'', explicou.

 

MUDANÇAS - Um dos ajustes feitos para possibilitar uma maior adesão por parte de servidores e magistrados nessa edição do projeto será a ''Escola Postural'', que serão aulas especiais com duração de 20 minutos cada. ''Elas abrangerão temas como ergonomia, postura e anatomia da coluna, exercícios preventivos de lesões e dores, entre outros, com foco na sensibilização e educação postural'', contou.

 

Já as sessões de ginástica laboral serão conduzidas e orientadas por educadores físicos, e incluirão exercícios respiratórios, de alongamento, de equilíbrio e coordenação motora. As atividades poderão ser feitas sem a necessidade de roupas ou calçados especiais, exigindo-se apenas 10 minutos de aula da equipe, três vezes por semana.

 

INTERIOR - Para possibilitar a expansão da ginástica laboral para as cidades do interior que contam com unidades do TRT5, a Secretaria de Gestão de Pessoas está preparando um novo termo de referência, adotando o mesmo modelo de contratação utilizado para a capital. A maior preocupação, segundo Daniela Mascarenhas, é a contratação de profissionais capacitados para a prestação do serviço, principalmente nas localidades mais distantes.

 

O Projeto Ginástica Laboral está sob a competência da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT5, através do Programa de Qualidade de Vida, que visa à adoção de medidas que promovam a integração, a saúde e o bem-estar no âmbito da Justiça do Trabalho da Bahia. A primeira edição do projeto ocorreu no TRT5 entre 2009/2012.

 

Secom TRT5 (Lázaro Britto) - 21/03/2014 (atualizada às 16 horas)