TV Justiça: desembargador do TRT5 fala sobre Processo Eletrônico

A TV Justiça vai exibir neste domingo, a partir das 15h30min, uma entrevista com o desembargador do TRT da Bahia Cláudio Mascarenhas Brandão, coordenador do Comitê Gestor Nacional do Processo Judicial Eletrônico para a Justiça do Trabalho (PJe-JT). Ele vai falar sobre o impacto desse projeto, considerado por muitos uma revolução no Poder Judiciário, na forma como todos - magistrados, servidores, advogados e cidadãos - vão lidar com o processo judicial.

 

A conversa foi gravada para o programa Justiça do Trabalho na TV, produzido pelo TRT de Santa Catarina. É possível assistir também no Youtube.

 

Um dos assuntos tratados pelo magistrado do TRT baiano foi a transparência que PJe já está trazendo nas unidades onde está instalado. "O cidadão não precisa mais se deslocar até o foro para ter acesso a seu processo, podendo visualizá-lo, na íntegra, de qualquer computador conectado à internet, a qualquer tempo", ressaltou.

 

O PJe é um sistema de processo eletrônico nacional, que irá substituir os processos físicos em todos os tribunais. Foi desenvolvido inicialmente para a Justiça Federal, mas acabou adotado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para servir de modelo a todas as Justiças. O objetivo do CNJ é padronizar os mais de 40 tipos de processo eletrônico espalhados pelo país, concentrando esforços e recursos públicos no desenvolvimento de um único sistema.

 

Ascom TRT5 - 27/03/2012