Última palestra do PPA destaca envelhecimento bem-sucedido

''O que precisa crescer é a educação para o envelhecimento saudável'', pontuou o geriatra Adriano Gordilho (foto) durante a última palestra da 3ª edição do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA), na quarta-feira (24).  Durante a sua fala, o médico apontou o uso indevido da expressão "antienvelhecimento", que segundo ele, deve ser substituída por "envelhecimento bem-sucedido", já que ''envelhecimento não é doença e, portanto, não precisa ser evitado''.

 

Com o tema Cuide-se bem e passe dos 100! o palestrante ressaltou, ainda, a construção de redes de relacionamentos como um fator importante para a saúde do indivíduo. Para ele, o paciente deve ''sair da zona do conforto para a zona do desafio'', buscando a prática de atividades que estimulem o corpo, a mente e o espírito.

 

''Hoje foi bem esclarecedor principalmente sobre a doença de Alzheimer, e a gente pôde assimilar bastante'' avalia a servidora Maria da Conceição Santos, lotada no Departamento Gráfico, que vem acompanhando o ciclo de palestras do programa e destaca o encontro como um dos mais enriquecedores.

 

ENCERRAMENTO - Uma confraternização animada por dança de salão encerrará a edição do projeto, no dia 7 de novembro, às 14h, no auditório da Escola Judicial. O programa, desenvolvido pelo Serviço de Projetos Especiais do Tribunal, promoveu atividades como a exibição do filme 'As Confissões de Schmidt', além de propiciar diversas discussões através das palestras realizadas desde o mês de julho.

 

Ascom TRT5 (Rita Martins) - 25.10.2012