Últimos dias para inscrição na 8ª edição do Prêmio Innovare

Encerram no dia 31 de maio as inscrições para a oitava edição do Prêmio Innovare que terá com tema "Justiça e Inclusão Social" e um prêmio especial para o tema "Combate ao Crime Organizado". Os interessados poderão se inscrever pelo site do Instituto (www.premioinnovare.com.br) em seis categorias: Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia e Prêmio Especial. Os vencedores de cada categoria, à exceção da Tribunal, serão contemplados com R$ 50 mil, além de poderem ter suas práticas disseminadas para outras regiões pela Comissão Difusora do Prêmio, composta por renomados integrantes da Justiça Brasileira. Também serão oferecidas menções honrosas em todas as categorias.

 

"Acreditamos que a Justiça Brasileira trilha um caminho sem volta em direção à eficiência e celeridade na prestação de serviços ao cidadão. O Innovare conta com iniciativas vitoriosas em todo o Brasil que confirmam esta realidade. Nosso maior objetivo é contribuir para esta revolução silenciosa a caminho da cidadania plena", comenta Antônio Claudio Ferreira Netto, Diretor do Instituto Innovare. O resultado da VIII edição será apresentado em dezembro, em Brasília.

 

O Instituto Prêmio Innovare, com sede localizada no Rio de Janeiro, concentra seus esforços para tornar a justiça brasileira mais rápida e eficaz. Em oito anos de atuação, o Prêmio já acumula cerca de 2 mil iniciativas inscritas e já contemplou práticas ligadas à adoção e reintegração à família, cidadania, meio ambiente, crescimento urbano, entre muitas outras áreas que auxiliam no desenvolvimento da sociedade e do judiciário.

 

Justiça do Trabalho  - Os 24 Tribunais Regionais do Trabalho assinaram termo de adesão ao acordo de cooperação técnica celebrado entre o Tribunal Superior do Trabalho, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho e o Instituto Innovare no dia 3 de maio. O acordo tem como objetivo disseminar, divulgar e difundir as práticas constantes nos bancos de dados das três instituições que contribuam para a modernização, qualidade, celeridade, eficiência e acessibilidade à Justiça e promover ações conjuntas voltadas para a implementação de metodologias, projetos e políticas identificadas pelas entidades participantes e que sejam consideradas úteis ao aprimoramento da atividade judicial no País.

 

Pelos termos da adesão, os TRTs passam a fazer parte do convênio, que segue os mesmos critérios dos já assinados com o Conselho da Justiça Federal e com o Conselho Nacional de Justiça: as instituições escolherão as práticas vencedoras e a replicarão em todos os Tribunais.

 

Na assinatura do protocolo, o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, afirmou que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Innovare é "valiosíssimo, e com certeza contribui para que possamos contribuir para um serviço público cada vez melhor". O presidente do Conselho Superior do Instituto, Marcio Thomaz Bastos, saudou a parceria com a Justiça do Trabalho como "mais um passo pelo longo caminho de uma justiça mais perto do povo".

 

(Fontes: Instituto Innovare e TST)