Utilidade pública: TJ-BA faz evento para incentivar adoção de crianças com mais de cinco anos

 

Preocupado com o futuro das crianças com mais de cinco anos que vivem em casas de acolhimento, o Tribunal de Justiça da Bahia, por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), promoverá no dia 20 de outubro, na sede da Unicorp, no Monte Serrat, mais uma edição do TJBA Kids. O evento, que terá como tema “Não se esqueça de mim”, contará com brincadeiras e apresentações infantis. Meninos e meninas terão a oportunidade de conhecer candidatos habilitados à adoção e encontrar um lar.

Fábio Garboggini e sua esposa Patricia Lustosa, que já adotaram duas meninas com 9 e 10 anos, são casados há 15 anos. Ele, músico, ela, professora da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Ambos fazem parte do grupo de estudo e apoio à adoção na Bahia, Nascor (Nascidos do Coração). Sempre desejaram ter filhos, tanto por meios naturais quanto pela adoção. Por motivos de saúde, só foi possível a segunda opção.

Após realizarem todos os processos necessários para adoção, eles conheceram Laura, de 9 anos, e Paula de 10 anos (hoje com 11 e 12 anos de idade respectivamente - nomes fictícios). “Por desinformação queríamos adotar crianças até 6 anos, mas quando nos cadastramos na 1º Vara da Infância e Juventude começamos a ter conhecimento sobre as crianças maiores que estão nos abrigos”, conta Fábio. As crianças tiveram um final feliz, mas ainda existem várias outras com uma idade superior, a que muitos habilitados procuram, esperando um lar.

A campanha “Não se esqueça de mim” tem o objetivo de conscientizar magistrados, servidores, promotores de Justiça, defensores públicos e a sociedade em geral para o problema de crianças e adolescentes que, muitas vezes, durante anos, aguardam a adoção em instituições de acolhimento.

A iniciativa do TJBA KIDS é da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) junto com a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), comandada pelo desembargador Emílio Salomão Resedá. A campanha “Não se esqueça de mim” é da Corregedoria Geral da Justiça, em parceria com a Corregedoria das Comarcas do Interior e da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) do TJBA, coordenada pela juíza Andréa Paula Miranda.

Fonte: TJBA - 5/10/2017