Vara de Bonfim recebe melhorias e instala Memorial

 

 

Em continuidade às visitas às varas trabalhistas do TRT5, na capital e interior, nesta quinta-feira (1º/8), na Vara do Trabalho de Senhor do Bonfim, a presidente do TRT5, desembargadora Vânia Chaves, inaugurou o Memorial Rui Vinhas Pereira, uma iniciativa do vice-corregedor, desembargador Tadeu Vieira.O Memorial expõe o primeiro processo ajuizado, fotos dos ex-titulares na vara, diversos documentos e outras imagens e fotos históricas.

 

O prédio também recebeu melhorias, que incluem restauração estrutural, saneamento de infiltrações e pintura, seguindo o cronograma da administração de reformas e implementação das varas do interior. A vara fica na Av. Roberto Santos, 503, bairro dos Maristas.

 

Em sua fala, a desembargadora explicou que a Presidência do TRT5 e equipe se deslocaram até "a bela e aprazível cidade de Senhor do Bonfim para prestar uma justa homenagem a um magistrado que fez carreira na vara, fazendo justiça, realizando um trabalho sério e responsável, além de elevar o nome do nosso Tribunal”.

 

Segundo a magistrada, "um Memorial presta serviço a narrativas históricas e a homenagem tem a intenção de contribuir para que a sociedade bonfinense preserve e mantenha vivo o nome de um homem, um magistrado, que escreveu na jurisdição mais um capítulo na história da sua vida. A aposição de sua foto permitirá que gerações futuras relembrem quem foi esse magistrado, não permitindo que o seu nome se perca na bruma do esquecimento". Rui Vinhas foi juiz titular das varas de Teixeira de Freitas, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim. Depois de aposentado, exerceu diversas funções de assessoramento no TRT5 desde 1997. Foi designado com a honraria de comendador da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho da Bahia (TRT5). Faleceu em fevereiro de 2012.

 

A esposa do homenageado, Maria Helena Vinhas, e o filho, o advogado Gustavo Pereira, descerraram a placa do Memorial com a presidente do Tribunal e o juiz titular da Vara, André Oliveira.

Da esq. p/ a direita: desembargadora Elisa Amado, o advogado Antônio Campos, a presidente Vânia Chaves, a servidora Virginia Nogueira, da VT de Bonfim, e a esposa do homenageado, Mª Helena Vinhas

 

O juiz André Oliveira disse se sentir honrado por estar na condição de titular da Vara de Senhor do Bonfim na inauguração do Memorial Rui Vinhas Pereira, destacando o empenho das desembargadoras Vânia Chaves e Elisa Amado como magistradas, ao tempo que agradeceu "o voto de confiança recebido pela promoção a juiz titular", elogiando, ainda, a parceria dos advogados que militam em Senhor do Bonfim.

 

Em nome dos advogados, Antônio Campos, que ajuizou a primeira ação trabalhista na Vara, em 1978, em seu discurso relembrou a instalação da Vara, que contou com o apoio do prefeito da cidade, à época, apontando, ainda, a excelente relação que tem com os juízes e servidores, contando, ainda, alguns causos.

 

Ele elogiou o que chamou de "logística" da Justiça do Trabalho como a grande responsável pelo bom andamento dos trabalhos. "Na justiça trabalhista vemos os processos evoluírem e conseguimos acompanhá-los. Aqui as ações têm começo e fim". E afirmou que os advogados crescem junto com a Justiça do Trabalho, em um constante trabalho de modernização, "como a chegada do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho, o PJe-JT, o que nos obriga a entrar na era digital".

 

A presidente também lembrou que em 2013, ano em que a CLT completa 70 anos, todos, servidores, magistrados e a sociedade em geral devem reverenciar não só esse diploma legal, que tantos benefícios trouxe para o trabalhador brasileiro, mas, principalmente, homenagear todos aqueles que, com seu esforço e trabalho tornaram efetivos os direitos ali assegurados. E completou, "de nada valeria uma legislação, à época, avançada, assegurando direitos à classe trabalhadora, se na outra ponta não tivéssemos magistrados capazes de dar efetividade aos preceitos ali estabelecidos".

 

Compareceram ao evento, além dos magistrados citados, a desembargadora Elisa Amado; o Bispo da cidade, Dom Francisco Canindé Palhano; o diretor do Fórum de Salvador, juiz Gilmar Carneiro; o representante do Ministério Público da Bahia, Rogério Costa; o advogado que preside a subseção da OAB, Cícero Alberto Moura; e a defensora pública Camila Berenguer; além de advogados, servidores e convidados.

 

Secom TRT5 (Léa Paula) - 2/8/2013