Varas do interior já recebem petições eletrônicas

O TRT5 disponibilizou, na tarde desta segunda-feira, dia 23 de julho, o sistema e-doc, para o envio de petições a todas as varas trabalhistas da Bahia. O sistema, que desde novembro permitia o peticionamento eletrônico direcionado ao TRT e às varas da capital, já é responsável pela postagem eletrônica de 380 documentos. Como a inclusão das jurisdições do interior entre os destinatários, é esperado um fluxo muito maior de petições, já que uso da ferramenta exige apenas conexão à internet e certificação digital do usuário.

 

O e-doc, ou Sistema Integrado de Protocolização e Fluxo de Documentos Eletrônicos da Justiça do Trabalho, é um serviço de protocolização, envio e recebimento eletrônico de documentos que vão para o TST e todos os TRTs do Brasil. Tem funcionamento parecido com o de um gerenciador de mensagens, a exemplo do Microsoft Outlook, com o fluxo de documentos garantido pelo certificado digital.

 

Com o recurso, o usuário pode enviar sua petição ao Tribunal de qualquer lugar em que se encontre e a qualquer momento, bastando, para isso, que esteja conectado a web e dispondo de seu certificado. A prova do envio, quando necessária, é feita com um protocolo que pode ser impresso após a operação. Fica, inclusive, dispensada a apresentação posterior das versões originais dos documentos enviados.