Varas do interior programam ações para a Semana de Conciliação

 

As varas do Trabalho do interior que aderiram ao projeto da Semana Nacional de Conciliação já estão definindo ações para o período de 3 a 7 de dezembro, quando acontece o esforço nacional programado pelo Conselho Nacional de Justiça. Em muitos casos as VTs terão uma audiência extra, com processos previamente separados pela secretaria, mas as partes poderão solicitar inclusão na agenda.

 

Além das oito VTs que já declararam sua adesão, a comissão organizadora do movimento na Bahia acredita que até o fim do mês outras unidades apresentarão propostas de atividades para estimular a negociação. De acordo com a desembargadora Vânia Chaves, que coordena o projeto regionalmente, muitas varas priorizam constantemente a conciliação e algumas realizam, ao longo do ano, esforços concentrados contando com a inclinação das partes à realização de acordos.

 

A magistrada também ressaltou a importância do apoio dos servidores, tanto os oficiais de Justiça, que agilizam as notificações, como o pessoal das secretarias, que demonstra compromisso e dedicação quando convocado a trabalhar em pautas e outras atividades excepcionais.

 

Veja, a seguir, como está a programação no interior:

 

Bom Jesus da Lapa - Serão incluídos, na pauta normal da semana, processos que têm penhora on-line realizadas parcialmente, aqueles cujos embargos ainda não foram julgados ou outros sugeridos pelas partes.

 

Brumado - Haverá uma pauta extra dia 3, à tarde. A Vara faz o levantamento dos processos a serem inclusos e está aberta a sugestões das partes.

 

1ª de Feira de Santana - Nos dias 4 e 10 de dezembro haverá pautas extras com processos selecionados pela secretaria, sendo incluídas ações nas quais a tentativa de penhora on line não obteve êxito.

 

2ª de Feira de Santana - Haverá duas pautas extras, uma no dia 4 e outra no dia 5 de dezembro. A Vara já divulgou que está aberta a sugestões de partes interessadas na conciliação de seus processos.

 

1ª de Ilhéus - No dia 6 de dezembro haverá pauta extra à tarde, com processos na fase de execução, além daqueles solicitados pelas partes.

 

3ª de Ilhéus - Pauta dupla nos dias 5 e 6, com inclusão de mais de 20 processos entre os mais antigos ou aqueles em que a execução esteja levando mais tempo. A Vara poderá incluir processos sugeridos pelas partes.

 

1ª Itabuna - Serão realizadas entre duas e três pautas extras no turno da tarde, com processos em execução. A vara aceita sugestões das partes.

 

Ipiaú - A Vara está decidindo sobre a realização de pauta extra, mas já foi acertado com a subseção local da OAB para que os advogados sugiram processos que queiram levar à mesa de audiências. (Ascom TRT5 - 14/11/2007)