Varas de Salvador mudam organização do trabalho na expectativa do PJe

Treinamento na 26ª Vara de Salvador


 
Até o dia 5 de abril, 23 Varas de Salvador estarão revendo a sua forma de organizar e distribuir o trabalho nas secretarias, com a realização de cursos de capacitação para o e-despacho - sistemática pela qual os servidores preparam as minutas de despacho e cumprem simultaneamente todas as tarefas, colhendo posteriormente as assinaturas  necessárias do juiz. Algumas varas, das 39 que estão instaladas na capital, já usam a metodologia há mais tempo, mas a maioria lida com outras formas de organização, nas quais os servidores repartem as tarefas por área e o diretor concentra a preparação dos despachos.


 
Segundo o diretor Marcelo Pacheco, da 2ª Vara de Salvador, a mudança deverá ser priorizada porque o e-despacho é fundamental no contexto do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT), que será instalado nas varas da capital a partir de 21 de maio. Para ele, faz parte do PJe a adoção de um fluxo linear de produção. Mais um motivo para abreviar a mudança é que, justamente devido à iminência da instalação do PJe, outros treinamentos sobre a utilização do Processo Eletrônico deverão concentrar a atenção dos magistrados e servidores das VTs nos próximos dias.  

 

Os cursos de e-Despacho estão sendo realizados desde o fim de fevereiro (ver tabela abaixo), ministrados por servidores em sua a maioria de varas que já usam a sistemática - André Luís Socorro (27ª VT),  José Augusto de Aquino (13ª VT),  Erisvaldo Silva André Luís Socorro (27ª VT), Marcelo Pacheco (2ª VT), João Cezar Ramos André Luís Socorro (28ª VT), Helânia Demettino (SO&M), Gilmara Santos (3a VT) e Adriana Neves  (27ª VT).


 
As atividades são realizadas como uma demanda do Comitê de Implantação do PJe e promovidos pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP), com apoio da Secretaria de Organização e Métodos.  Durante os treinamentos, os prazos e os atendimentos nas varas são suspensos, ficando asseguradas a prática de atos urgentes, a liberação de pagamentos no horário de 9 às 14 horas e a realização das audiências designadas.


 
MAIS QUALIDADE - De acordo com a servidora Adriana Neves, que ministrou curso nesta semana para a equipe da 24ª VT, no e-Despacho, o servidor aprofunda o conhecimento sobre cada processo, aprende as mais variadas tarefas e agrega qualidade ao seu trabalho. Já Augusto Aquino, que ministrou o curso na 14ª VT, vê como principais vantagens o aumento da celeridade processual e a divisão equitativa da carga de trabalho na Vara. Outro fator que ele considera como de grande relevância é a valorização dos servidores, que passam a ter uma participação mais inteligente no trabalho.
 

Varas - Treinamento
Varas 4ª, 5ª, 9ª e 10ª VTs - 27 de fevereiro a 1º de março
Varas 7ª, e 21ª - 6 a 8 de março
Varas 14ª, 24ª, 26ª, 29ª e 37ª - 13 a 15 de março
Varas 11ª, 25ª, 30 ª, 35ª, 36ª, 38ª e 39ª - 20 a 22 de março  
Varas 17ª, 19ª, 20ª, 22 ª e 23ª 03 a 05 de abril
 

Secom TRT5  (Franklin Carvalho) - 18.03.2013