Varas do TRT5 buscam eliminação de processos anteriores a 2008

Em sete varas do TRT da 5ª Região já foram julgados todos os processos que deram entrada no Tribunal até 2008. Mesmo os casos que dependiam de perícia, que exigiam a contratação de um médico ou outros profissionais para levantar informações técnicas, tiveram as demandas resolvidas. No último levantamento, feito em julho, a 2ª Vara do Trabalho de Candeias, a Vara de Euclides da Cunha e a 29ª VT de Salvador já tinham atingido esse objetivo, e, agora, constam também as 5ª e 6ª de Feira de Santana, a 1ª Vara de Juazeiro e a Vara de Valença. Das outras 81 varas trabalhistas da 5ª Região (Bahia), 39 têm menos de 10 processos pendentes de anos anteriores a 2008.

 

Juntas, as varas do TRT5 estão julgando uma média de 110 mil processos que são recebidas todos os anos. Isso significa que, por mais complexa que seja uma ação, ela tem a sentença proferida em, no máximo, três anos. A Assessoria de Planejamento do TRT5 (APE) já constatou, a partir de uma análise preliminar dos boletins estatísticos do Tribunal, que a maioria das ações ajuizadas é solucionada no mesmo ano em que chega às varas. Grande parte é resolvida pela conciliação promovida pelos juízes do trabalho,  em uma taxa que alcança aproximadamente 50% dos feitos.

 

Zerar saldos antigos é uma prioridade estabelecida como meta do Poder Judiciário por meio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para todos os tribunais, que devem perseguir o objetivo inicial de não deixar pendências de julgamento com mais de dois anos.  Uma das providências adotadas para garantir a celeridade – definida em outra meta do CNJ – é buscar solucionar mais processos do que se recebe a cada ano. Além disso, o TRT5 tem tomado outras medidas, como o acompanhamento das Varas, divulgando o desempenho de cada uma pelo Processômetro (tabela de acompanhamento publicada no site do TRT5), e formando um cadastro de peritos.

 

Metas para 2012 - Nestas terça e quarta-feira (18 e 19), a desembargadora Dalila Andrade, gestora de metas do TRT5, e o servidor Tarcísio Filgueiras, diretor da APE, participam em Brasília do Encontro dos Gestores de Metas e Gestão Estratégica do Poder Judiciário. A reunião tem como objetivo compi­lar as propostas de metas que serão levadas ao Encontro Nacional do Poder Judiciário, marcado para os dias 17 e 18 de novembro em Porto Alegre, onde os presidentes e corre­gedores dos tribunais irão escolher as metas para a Justiça em 2012.

 

 

Ascom TRT5 (Franklin Carvalho) - 17.10.2011
Use os dois lados do papel para imprimir e escrever. A produção dele requer água, energia e sacrifica árvores.