Varas do TRT5 criam meta interna e buscam zerar julgamentos de 2008

O Poder Judiciário, por meio do Conselho Nacional de Justiça, estabeleceu uma meta para zerar o julgamento de todos os processos ajuizados até os anos de 2006 e 2007. As Varas do TRT5, por orientação da Corregedoria Regional, estão trabalhando também para julgar todos os processos de 2008. Três delas já conseguiram. Os resultados podem ser verificados no Processômetro, tabela de acompanhamento divulgada no portal do TRT5. 

 

A  2ª Vara do Trabalho de Candeias, a Vara de Euclides da Cunha e a 29ª VT de Salvador foram as primeiras unidades, nessa ordem, a alcançarem a nova meta, que agora é interna (somente nos planos de metas anteriores do Judiciário, de 2009 e 2010, as Metas 2 requeriam a zeragem de processos antigos).  Como a 2ª VT de Candeias foi inaugurada em julho de 2008, resolveu no mesmo ano os processos que recebeu. A Vara de Euclides da Cunha começou o ano de 2010 com dois processos de 2008 a serem julgados, e a 29ª VT, com 11.

 

A última atualização do Processômetro ocorreu no dia 10 de junho, e uma nova edição está sendo preparada pela Secretaria de Planejamento e Economia do TRT5 (Ape) a partir do levantamento das estatísticas das varas. Segundo Tarcísio Filgueiras, diretor da Ape, "a perspectiva é a de que os novos dados incluam boas notícias tanto para os processos de 2008 como para os remanescentes de 2005 e para os pendentes de 2006-2007, que são acompanhados em quadros distintos da mesma tabela".

 

Ainda com relação aos processos ajuizados de 2008, deverá constar do novo levantamento a 6ª Vara do Trabalho de Feira de Santana, que informou por e-mail, à Assessoria de Comunicação, o julgamento de todas as sete ações daquele ano que constaram do Processômetro no inicio do ano.

 

PERÍCIA - Um dos desafios constantes no julgamento dos processos em fase de conhecimento (inicial) se dá em relação à produção de perícia. Em Euclides da Cunha, a maioria das perícias diziam respeito a casos de Ler/Dort e foram feitas tanto em Salvador quanto naquela cidade do interior. Na 29ª Vara de Salvador, os últimos processos a serem julgados também enfrentaram este problema, sendo que o último teve o laudo questionado pelas partes antes de ser julgado no último dia 9.

 

Ascom TRT5 - 01.07.2011
Deixe o carro em casa duas vezes por semana. Assim deixará de emitir 700 quilos de poluentes por ano.