Vídeos do “Webinário PJe 2.6” já estão disponíveis na web

Já estão disponíveis neste link os quatro vídeos do  “Webinário PJe 2.6”, promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) nos últimos dias 28 e 29 de janeiro. A versão 2.6 do Processo Judicial eletrônico é,  segundo o coordenador nacional do PJe-JT, juiz do trabalho Fabiano de Abreu Pfeilsticker (TRT da 3ª Região), “uma versão com mais de 400 demandas, de 400 atualizações e de 180 tipos de melhorias dentro do sistema. Essas novidades são aguardadas há muito tempo pelos usuários externos e internos”.

Durante o webinário, o coordenador elogiou ainda a atual gestão do Tribunal Superior do Trabalho e do CSJT: “Desde que a ministra Maria Cristina Peduzzi assumiu a Presidência, ela definiu como meta fazer com que o TST adotasse o PJe na sua integralidade e terminasse com a participação do sistema legado”. O coordenador ressaltou ainda que, devido ao PJe, a Justiça do Trabalho não enfrentou grandes dificuldades em dar continuidade ao serviço prestado aos jurisdicionados durante a pandemia.

APRESENTAÇÕES - No período da manhã, os membros do Grupo Nacional de Negócio do Sistema PJe-JT (GNN) apresentaram novas ferramentas da versão: o Plenário Eletrônico, a Secretaria Eletrônica, sobre o Minutar Voto e sobre a autuação de recursos internos e de recursos para o TST. O projeto Gemini, o novo fluxo 2º grau - KZ (plantão, Cejusc, AR), o eRec e a nova análise de recurso também fizeram parte das apresentações.

Durante a tarde, também foram apresentadas as principais novidades de sistemas satélites do PJe: o EXE-PJe contará com um banco de penhoras; o Gestão Eletrônica de Precatórios (GPrec) trará um módulo de administração e tabelas básicas, cadastro de precatório e RPV, módulo de controle de pagamento e quitação, ofício requisitório e certidões; o Sistema de Interoperabilidade Financeira (SIF) contará com correções na consulta de situação de alvarás e com o acesso de perfis de assistente de juiz e de servidor, além da inclusão de  comprovante de pagamento de alvará do SIF e comprovante de depósito na timeline do processo no PJe; e o Sistema Eletrônico de Assistência Judiciária (AJ/JT) trará alterações no painel do usuário interno e melhorias de desempenho.

No âmbito de funcionalidades do próprio sistema, também foram apresentados o novo painel do advogado, procurador e jus postulandi; a funcionalidade de certidões trabalhistas, que possibilitará ao usuário externo emitir sua certidão sem precisar estar logado no sistema; e melhorias na ferramenta de impedimento e suspeição, que contará com automatização da verificação de impedimentos e suspeições de magistrados, ícones de alertas e verificação das regras na conclusão dos processos e assinatura de documentos pelos magistrados. Por fim, foram destaque também os esforços em relação ao aprimoramento técnico do PJe - com melhorias de segurança, ajuste na comunicação entre módulos e na tecnologia de interface gráfica.

SEGUNDO DIA - No último dia do webinário, a programação começou com a exposição do SIG (Sistema Integrado de Gerenciamento), ferramenta de verificação de metas. Foi apresentada também a assinatura de documentos no aplicativo JTe, que está restrita apenas a magistrados, mas que, futuramente, será levada a mais usuários do sistema. Houve ainda a abordagem do lançador universal de movimentos na KZ e os novos tipos de audiência; a movimentação em lote e o PJe Calc - liquidação de sentenças.

Fonte: CSJT, com edições da Secom TRT5 - 1º/2/2021