Em visitas às varas no interior, presidente vai ao Extremo Sul da Bahia

 

A presidente do TRT da Bahia, desembargadora Ana Lúcia Bezerra, esteve nesta quinta-feira (27), em Itamaraju (foto), no Extremo Sul do Estado, a 750 km da capital, o ponto mais distante do roteiro que vinha seguindo desde o último dia 19 de outubro, em visita às varas do Regional. No mesmo dia, já retornando em direção a Salvador, passou nos fóruns de Porto Seguro e Eunápolis, últimos pontos do itinerário, reunindo-se sempre com magistrados, servidores, advogados e jurisdicionados. Além de prestar conta dos trabalhos realizados em sua gestão, a desembargadora entregou pessoalmente equipamentos que foram distribuídos para todo o Tribunal: mapas da jurisdição e máquinas fotográficas para uso dos oficiais de Justiça, além da cartilha Serviço ao Cidadão, com informações sobre os serviços e as unidades do Tribunal.

 

Em Itamaraju, a presidente reafirmou a importância de haver uma Vara do Trabalho instalada na cidade, facilitando o acesso da população, e defendeu que seja pensada uma nova vara em Teixeira de Freitas, para enfrentar a crescente demanda processual na região. A ideia teve o apoio de advogados que observavam a visita, inclusive o presidente da Subseção local da OAB, João Ademir Araújo. Este profissional defendeu a ampliação da jurisdição da unidade e ressalvou a importante trajetória da Vara, ''que tem anos de serviços prestados ao Extremo Sul''. A recepção na unidade foi realizada pelo juiz Giovane Batista e pelo diretor da secretaria Hildo de Jesus Souza, que elogiou o Quadro Eletrônico de Peritos, inovação da atual gestão que, segundo ele, garante economia de até seis meses na tramitação dos processos, eliminando a burocracia.

 

 

Em Porto Seguro (foto), a subseção da OAB também esteve presente na pessoa do advogado Amilcar França Pinto, que destacou o tratamento recebido pelos seus colegas na Justiça do Trabalho. A presidente agradeceu a manifestação e afirmou que é justamente por meio da relação com a categoria e com o público que o Tribunal avalia e aprimora as suas atividades. O juiz Guilherme Nora e o diretor Leonardo Farias, por sua vez, explicaram que a Vara trabalha com 70% das sentenças líquidas, o que representa um ganho significativo de tempo na execução trabalhista. Já em Eunápolis (foto abaixo), o juiz Franklin Rodrigues e o diretor Marcelo Batista falaram sobre intervenções que vêm realizando para manter a estrutura do fórum sempre em condições de receber e atender os jurisdicionados.

 

 

ADMINISTRAÇÃO E INTERIOR - Além das localidades visitadas ontem, desde a última semana, a presidente esteve em Simões Filho, Candeias, Santo Amaro, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus e Itabuna. Em Alagoinhas e Itapetinga, lançou as pedras fundamentais de dois novos fóruns, nos dias 20 e 26, respectivamente. Somam-se a estas viagens passagens em Vitória da Conquista, Brumado (onde foi vistoriado o terreno onde será construído o novo fórum) e Guanambi (para verificação de reformas nas instalações), ocorridas desde o fim de julho.

 

Também com o objetivo de estreitar relações entre a Administração e as varas do interior, a presidente convidou ao seu gabinete, na sede do Tribunal, representantes das unidades que não foram incluídas no itinerário de visitas. Compareceram, nos últimos dias 21 e 24, os juízes das varas de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Jacobina, Senhor do Bonfim. A Vara de Itaberaba foi representada por uma oficiala de Justiça.

 

Em todos os eventos, na sede ou nos fóruns do interior, foram entre entregues equipamentos e informativos e o diretor-geral do Tribunal, Edivaldo Santana, esteve presente, fornecendo informações adicionais sobre os projetos instalados na atual gestão, como a pauta eletrônica, as reformas e projetos dos novos fóruns e a vara Itinerante, entre outros. A administradora do fórum do Comércio, Waldélia Silveira, participou das visitas ao Sul e Extremo Sul do Estado.

 

Ascom TRT5 (Franklin Carvalho) - 28.10.2011
Não lave o carro com mangueira. Com o balde você poupa água e economiza na conta.