Processos de Trabalho

GESTÃO DE PROCESSOS

A Gestão de Processos é uma disciplina gerencial que tem por objetivo promover o controle, sustentação e transformação dos processos das organizações para o alcance de melhores resultados. Nessa abordagem, os benefícios serão alcançados através do aperfeiçoamento dos processos de trabalho das unidades. Assim, visualizam-se as funções de uma organização com base na sequência e interdependência de suas atividades, ao contrário da abordagem funcional tradicional, em que as organizações estão separadas por área de atuação, altamente burocratizadas e sem visão sistêmica do trabalho que realizam.

Conforme disposto no Regulamento Geral do TRT5, compete a Secretaria de Organização e Métodos(SOM) a implantação e difusão da metodologia de gerenciamento de processos de trabalho no Tribunal.

Nesse contexto, foram desenvolvidos importantes instrumentos para direcionamento das atividades:

MANUAL DE GESTÃO DE PROCESSOS

Tem como objetivo estabelecer um método para a implementação da Metodologia de Gestão de Processos do TRT5, de maneira a orientar os envolvidos nas técnicas de análise e melhoria dos processos de trabalho.

CADEIA DE VALOR

Consiste em um diagrama que representa, de maneira sintética, o fluxo de transformação das demandas (entradas) recebidas pelo Tribunal, por meio dos macroprocessos, resultando em produtos (saídas) colocados à disposição dos interessados. É um instrumento dinâmico que permite, a qualquer momento, que novos processos de trabalho sejam incorporados, alterados ou até mesmos extintos, conforme o surgimento de novos serviços ou, a partir de novas diretrizes da instituição.

ARQUITETURA DE PROCESSOS

A Arquitetura de Processos pode ser entendida como um detalhamento da Cadeia de Valor e é constituída pelos processos que integram cada um dos seus macroprocessos, trazendo a descrição de seus produtos, clientes e objetivos.

Em paralelo a gestão de projetos, a gestão de processos busca envolver as equipes na avaliação das atividades de rotina, contribuindo para melhorar a definição das tarefas, usar os recursos de modo mais eficiente, identificar falhas no processo e eliminar atividades redundantes. Como complemento, o mapeamento de processos pode mostrar como ocorrem as atividades desenvolvidas, criar indicadores e mostrar possíveis melhorias ao processo.

CAP - COORDENADORIA DE ADMINISTRATIVA DE PESSOAS

CDP - COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

CS - COORDENADORIA DE SAÚDE

DIGEPNAC - DIVISÃO DE GERENCIAMENTO DE PRECEDENTES E AÇÕES COLETIVAS

OUV - OUVIDORIA

PRS - PRESIDÊNCIA

SA - SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO

SAPS - TRT5 SAÚDE

SETIC - SECRETARIA DE TECNOLOGA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÕES

SOM - SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS

Conteúdo de responsabilidade da Secretaria de Organização e Métodos