Encontro com gestoras regionais aborda Trabalho Decente e Combate ao Trabalho Infantil

 

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), desembargador Jéferson Muricy, recebeu na tarde desta terça-feira (30/1) as juízas Rosemeire Fernandes e Viviane Martins, gestoras regionais do Programa Trabalho Seguro e do Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, respectivamente; e o chefe da Divisão de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, Sandro Micucci; para discutir as ações do Regional para o ano de 2024. A juíza auxiliar da Presidência, Andréa Presas, participou do encontro.

Uma das pautas tratadas foi o cumprimento da sentença prolatada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) sobre a explosão de uma fábrica de fogos ocorrida em 1998 na cidade de Santo Antônio de Jesus. No ano passado, uma Audiência Pública sobre o caso foi realizada na cidade. A audiência resultou na assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre o município e o Ministério Público do Trabalho (MPT). Na reunião, foram apresentadas propostas para prosseguimento de ações naquele município.





SAJ 

As juízas estão numa mesa e uma enorme plateia ao fundo

Em Santo Antônio de Jesus, cidade localizada no Recôncavo baiano, as gestoras regionais participaram da abertura da Jornada Pedagógica 2024 na última quinta-feira (1º/2). O tema deste ano é "Educação e saúde: olhares no processo ensino-aprendizagem". Durante a apresentação, discutiram os programas desenvolvidos na região, incluindo o Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra-5), como proposta pedagógica que abrange esses temas. "A intenção é aplicar esses programas para a qualificação de profissionais da educação", afirmou Viviane Martins. A participação delas é um desdobramento da Audiência Pública realizada no ano passado. As procuradoras do Trabalho Andrea Tannus e Verena Sampaio também estiveram presentes no evento, representando o MPT.

Secom TRT-5 (Fabricio Ferrarez) 31/1/2024 (matéria atualizada em 2/2/2024)