TRT5-BA tem novo desembargador: Rubem Dias do Nascimento Júnior

O juiz Rubem Dias do Nascimento Júnior tomou posse como desembargador no Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5-BA) nesta terça-feira (3/3). A cerimônia, ocorrida no Gabinete da Presidência do Regional, foi prestigiada por magistrados, servidores, advogados e familiares. A indicação do magistrado ocorreu na sessão do Tribunal Pleno do dia 3 de fevereiro.  A promoção obedece ao critério de antiguidade, e o desembargador ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da desembargadora Nélia Neves.

Rubem Dias, que já atuava como juiz convocado no 2º grau, passará a integrar a 4ª Turma do Tribunal. Ao ser empossado, o magistrado recordou a sua história no TRT5-BA, com passagens por  Ipiaú, Alagoinhas e Salvador, e também na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região (Amatra5) e na Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra). A presidente do Regional baiano, desembargadora Dalila Andrade frisou que o novo desembargador vem para somar: “Rubem sempre fez a diferença no Tribunal, marcou o nome como juiz de 1º grau, e assim será, tenho certeza, no 2º grau”, disse. A presidente  ressaltou ainda a dedicação do magistrado  que “enfrentou o desafio do primeiro projeto-piloto de processo eletrônico com o E-Samp”, lembra.  O vice-presidente, desembargador Jéferson Muricy, e os desembargadores Vânia Chaves, Margareth Costa, Paulino Martins, Renato Simões, Luiz Tadeu Vieira, Ana Lúcia Bezerra, Suzana Inácio, Ivana Magaldi e Léa Nunes participaram da solenidade. A cerimônia contou ainda com a presença do procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro, e da presidente da Amatra5,  juíza Cecília Pontes.

TRAJETÓRIA – O desembargador Rubem Dias é graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1980), e pós-graduado pela mesma instituição (2010), com especialização em Direito Constitucional do Trabalho. É tutor de Ensino à Distância (EaD) pela Escola Nacional da Magistratura Trabalhista (Enamat) e coordenador em EaD pelo CNJ. Iniciou a carreira de magistrado do Tribunal Regional do Trabalho 5ª Região, em 1989, sendo sucessivamente titular das Varas do Trabalho de Ipiaú, 2ª de Alagoinhas, 6ª e 27ª de Salvador. Antes da promoção atuava como juiz convocado ao 2º Grau.
Foi também juiz formador da Enamat e da Escola Judicial do TRT da 5ª Região; e juiz auxiliar da Presidência do Tribunal (2011-2013). Atuou como membro do Conselho de Representantes da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho - Anamatra (2001-2003) e da Associação dos Magistrados Brasileiros - AMB (2001-2003); e diretor da Anamatra (2003-2005). Na Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Amatra5 foi vice-presidente (1999-2001), presidente (2001-2003) e diretor de Assuntos Legislativos (2011-2013).

Secom TRT5 (Fabricio Ferrarez) – 3/3/2020