Apresentação

 

O Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região foi instituído pela Resolução Administrativa nº 0049/2006 com competências para pesquisar a história da Justiça do Trabalho da 5ª Região, analisando, sistematizando e registrando fatos e documentos a ela relacionados; estimular a consciência social da conservação e restauração do patrimônio histórico relacionado com a Justiça do Trabalho; e promover atividades culturais para divulgação da história da Justiça do Trabalho.

Através da Portaria TRT5 nº 1249/2006 foi instituída Comissão para adotar as providências necessárias para a organização, instalação e funcionamento do Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região. A Comissão poderia solicitar auxílio de qualquer setor do TRT da 5ª Região.

Após a conclusão das atividades de implantação do Projeto do Memorial da Justiça do Trabalho da Quinta Região – Ministro Coqueijo Costa, a Comissão foi dissolvida pela Portaria TRT5 nº 1221/2007.

A Resolução Administrativa nº 0038/2007 retificou o nome do Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região, que passou a denominar-se Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região – Ministro Coqueijo Costa, com as mesmas atribuições, e horário de funcionamento de 13h às 17h, conforme Portaria nº 1153/2007.

A Resolução Administrativa nº 0026/2023, que alterou o Regulamento Geral da Secretaria do TRT da 5ª Região, dispõe que o Núcleo de Preservação da Memória Institucional é integrado pela Área de Memorial, com funcionamento em espaço físico acessível aos interessados.

A Área de Memorial tem como atribuições manter a guarda, conservação e restauração dos itens que compõem seu acervo, zelando pela manutenção das condições físicas e ambientais adequadas; disponibilizar, ao público, a documentação preservada por meio de exposições permanentes ou temporárias; promover atividades culturais para divulgação da história da Justiça do Trabalho; prestar atendimento a pesquisadores, interessados e visitantes do Memorial;  pesquisar a história da Justiça do Trabalho da 5ª Região, analisando, sistematizando e registrando fatos e documentos a ela relacionados, dentre outros atos e atividades afins.

 

 

 

Conteúdo de responsabilidade do Núcleo de Preservação da Memória Institucional