Fotos

O TRT da 5ª Região possui vasto acervo fotográfico que integra o Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Ministro Coqueijo Costa, composto por imagens com personalidades, fatos históricos e eventos marcantes para o Regional.

 

Sede Administrativa do TRT5

Em 02.02.1968, o então Presidente do TRT5, Carlos Coqueijo Costa, encaminhou uma exposição de motivos ao Ministro do Planejamento informando a necessidade de aquisição de um edifício sede para o Tribunal, em razão do aumento de Juntas de Conciliação e Julgamentos, da jurisdição do TRT5 e do número de funcionários. Com endereço à Rua Inácio Tosta, nº 42, Nazaré, instalou-se a nova sede do TRT5 após desapropriação do imóvel, determinada pelo Decreto nº 65.702, de 14 de novembro de 1969, do Presidente da República Emílio Garrastazu Médici. As obras de construção iniciaram em janeiro de 1970 e duraram 15 meses, após os quais os oito andares construídos abrigaram a estrutura do Regional. Por meio do Decreto nº 68.515, de 15 de abril de 1971 o imóvel adjacente à sede do Tribunal foi desapropriado, em regime de urgência, para ampliação da Justiça do Trabalho da Bahia.  

Em 02 de julho de 1971 foi inaugurada a nova sede do TRT da 5ª Região, em Salvador, como uma das solenidades comemorativas do Dia da Independência da Bahia, oficialmente programada pelo Governador do Estado  Antônio Carlos Magalhães. Ao edifício sede foi dado o nome de "Presidente Médici", composto pela casa restaurada, com três pavimentos, e pelo prédio construído ao fundo com 7 pavimentos. À época, personalidades que contribuíram para efetiva implantação do TRT da 5ª Região, desde o princípio, foram homenageados com seus nomes em salas da estrutura administrativa do Tribunal, como Antônio Galdino Guedes, Linneu Lapa Barretto de Araújo, Luiz de Pinho Pedreira da Silva e Orlando Gomes. O complexo arquitetônico do Edf. Presidente Médici teve mais uma reforma de ampliação para construção de outro prédio, através da qual adquiriu a atual estrutura, onde funciona a Sede Administrativa do TRT5. 

 

Inauguração do Edifício Presidente Médici, primeira sede própria do TRT5, em 02 de julho de 1971
TRT5 em funcionamento no Edf. Presidente Médici

                                

                                             

 

                   

 

 

 

 

 

Edf. Presidente Médici visto de cima com a estrutura atual e a Igreja do Bonfim ao fundo 

                   

Reforma do complexo arquitetônico para construção do prédio adjacente. Obras de ampliação em estágio avançado.

                                      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova Sede TRT5 - Edfício Ministro Coqueijo Costa

Em 1982, na gestão do Exmo Presidente Hylo Bezerra Gurgel, foram adquiridos dois terrenos e duas casas vizinhas, situados na Rua Gonçalves dias, nºs 26/28/30/32 e Ladeira do Cabral, nº 2. As aquisições ocorreram para ampliar as instalações do TRT5. Em 1983, pelo Decreto nº 88.696, de 13 de setembro de 1983, foi declarado de utilidade pública , para fins de desapropriação, o terreno que, somado às aquisições anteriores, completaria a área total onde se pretendia edificar a nova sede, a partir do exercício de 1984, quando se iniciaram as obras. Entretanto, a falta de recursos neste orçamento impossibilitou o prosseguimento, de modo que a construção do edifício-sede passou por mais três gestões, tendo sido concluída, em 1991, na gestão do Exmo Presidente Odimar de Almeida Leite. O projeto, de autoria do arquiteto Itamar Batista, foi composto por dois blocos que se interligam, denominados A e B. 

Quando da inauguração, o novo prédio sede foi ocupado apenas pelas unidades administrativas, enquanto o Edf. Presidente Médici tornou-se o prédio sede das Juntas de Conciliação e Julgamento. Mais tarde, ante a necessidade de nova ampliação da área original,  foram desapropriadas as casas 67/73/81/87.  Foram instaladas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, possibilitando a prestação de serviços bancários a juízes, funcionários, advogados e usuários. 

Construção do Edf. Coqueijo Costa

 

Maquete do Edifício Coqueijo Costa

 

 

                     

           

                                                            

Programa de Informatização de Audiências

O Presidente do TRT5, Exmo José Joaquim de Almeida Netto (1991-1993), inaugurou o Programa de Informatização de audiências das Juntas de Conciliação e Julgamento de Salvador. A junta pioneira foi a 7ª JCJ de Salvador, escolhida para ser a Junta Piloto, que teve a máquina de escrever do Secretário de Audiência substituída por um microcomputador com programa de edição de texto, acoplado a uma impressora e dois monitores. 

O computador na mesa de audiências trouxe mais celeridade na preparação das atas, enquanto o segundo monitor, visível para as partes e advogados, oferecia maior transparência na audiência, pois permitia o acompanhamento do que estava sendo escrito, possibilitando a correção de eventuais erros de digitação durante a audiência. 

 

Inauguração
Inauguração do Programa de Informatização de Audiências das Juntas de Conciliação e Julgamento, na gestão do Exmo Presidente José Joaquim de Almeida Netto. A 7ª JCJ de Salvador foi a "Junta Piloto". 
Magistrados presentes à inauguração da "Junta Piloto" (7ª JCJ de Salvador). Da esquerda para a direita Exmos Cláudio Brandão, Lysandro Tourinho Costa, José Joaquim de Almeida Netto, Annibal Maia Sampaio e Stoessel de Oliveira Dourado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dia do Cidadão

O projeto "Dia do Cidadão" foi criado em outubro de 2004, pela Presidente do TRT da 5ª Região, Desembargadora Marama dos Santos Carneiro, com a finalidade de receber pessoas da comunidade, em audiência pública, uma vez ao mês, preferencialmente na última sexta-feira, conforme Ato TRT5 nº 0231/2004. A iniciativa possibilitou o acolhimento dos cidadãos, aproximando-os cada vez mais da Justiça do Trabalho e estabelecendo uma relação de confiança e transparência. Após ouvidos e orientados pela Presidente, os cidadãos continuavam sendo acompanhados pela assessoria de Projetos Especiais até a total solução do problema apresentado.

A criação de uma estrutura voltada para as demandas dos jurisdicionados, aliada a uma Corregedoria e uma Ouvidoria atentas à análise de reclamações, acolhimento de sugestões e solução de falhas, possibilitou uma relação democrática com os cidadãos através de um canal direto com o TRT da 5ª Região.

  

Dra. Marama Carneiro recebendo cidadãos no Gabinete da Presidência

    

 

     

 

 

 

 

 

 

 

 

Conteúdo de responsabilidade do Núcleo de Preservação da Memória Institucional