Fundo Coqueijo Costa

Carlos Coqueijo Torreão da Costa, nasceu em 05 de janeiro de 1924, em Salvador-BA. Possuía numerosos talentos no campo das artes. Foi poeta, compositor, cronista, jornalista, letrista, cantor, maestro e jurista. Filho de músicos, participava de reuniões e saraus em casa, convivendo desde cedo com músicos, intelectuais, escritores, artistas e poetas. 

Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1945, e em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Cursou a Escola Superior de Guerra (ESG), em 1973. Estudou, também, no Instituto de Música da Bahia, violino e diversos instrumentos. Tocava violino, órgão, piano, escaleta, bandolim, dentre outros. Dominava diversos idiomas: inglês, francês, italiano e espanhol.

Versátil, escrevia para colunas do Jornal da Bahia e do Jornal A Tarde, tendo várias crônicas publicadas: "Crônicas de Viagens", "Crônicas da Segunda-Feira", "Mais Dias Menos Dias", esta última homenageada por Jorge Amado em seu livro, em 1972.  Escreveu e dirigiu "Flor dos Vinícius de Mello de Moraes Também", peça apresentada no Teatro Vila Velha, em Salvador, em 1966. Por suas múltiplas habilidades, Jorge Amado o chamava de "O numeroso Coqueijo"

Mantinha amizade com figuras eminentes do meio artístico, a exemplo de Jorge Amado e Zélia Gatai, Carlos Drumond de Andrade, Vinícius de Morais, Dorival Caymmi, João Gilberto, Quarteto em Cy, Carlos Lyra, Nara Leão, Silvinha Telles, Charlie Bird, entre outros.

Autor dos livros "Estudos de Direito Processual do Trabalho", 1971; "Temas de Processo do Trabalho", 1973; "O Direito Processual do Trabalho e o CPC de 1973", 1975; "Princípios de Direito Processual do Trabalho", 1976;  Direito Judiciário do Trabalho", 1978; "Doutrina e Jurisprudência do Processo Trabalhista", 1978. Também foi autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas e de teses aprovadas em congressos.

Atuou como docente, lecionando Direito do Trabalho, Direito Judiciário do Trabalho, Sociologia e Filosofia, na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia e na Universidade de Brasília.  Foi membro da Academia Brasileira de Letras Jurídicas e da Academia Nacional do Direito do Trabalho.

Presidiu, ainda, algumas instituições, como o Clube de Cinema da Bahia, o Teatro Vila Velha e a Associação Atlética da Bahia, onde levou vários amigos a se apresentarem. Desta última, Coqueijo recebeu a escultura com a imagem da justiça com a seguinte dedicatória "Ao Mestre Amigo, Dr. Carlos C. Costa uma lembrança do pessoal da A.A.B.", em 1963. 

Advogado militante, inscrito na OAB/BA, em 1946, ingressou como Juiz do Trabalho no TRT da 5ª Região em 18.11.1951, tendo presidido o Tribunal nos períodos de 1955 a 1959 e 1967 a 1971. Em 01.12.1971, tomou posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Assumiu a Corregedoria Geral da Justiça do Trabalho, no período de 1980 a 1982, a Vice-Presidência do TST, no período de 1982 a 1984, e a Presidência do TST, no período de 1984 a 1986. Trabalhou, até 1988, como Juiz Administrativo da Organização dos Estados Americanos (OEA), com sede em Washington D.C. (EUA). 

Coqueijo recebeu diversas Comendas,  Condecorações, Diplomas e Medalhas

  • Condecoração e Diploma da Ordem do Mérito da Bahia - Comendador
  • Medalha e Diploma da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho - Gran Cruz
  • Medalha e Diploma da Fraterna Ordem de Christo - Santo Ivo (Patrono do Advogado) 
  • Condecoração Mérito da França - Comendador 
  • Condecoração da Ordem do Mérito Militar - Gran Cruz e Comendador
  • Condecoração e Diploma da Ordem do Mérito de Brasília - Grande Oficial
  • Condecoração Mérito Aeronáutico - Grande Oficial
  • Medalha do Mérito Tamandaré, da Marinha de Guerra
  • Condecoração Ordem do Rio Branco - Grande Oficial
  • Medalha da Ordem do Mérito dos Guararapes 
  • Condecoração do Mérito Militar - Comendador
  • Diploma "Amigo do Exército"
  • Condecoração e Diploma da Ordem do Mérito Naval - Grande Oficial
  • Condecoração e Diploma da Inconfidência - Minas Gerais 
  • Comenda de Alta Distinção da Ordem do Mérito Judiciário Militar (1977), do Superior Tribunal Militar 
  • Medalha do Ministério do Trabalho e Previdência Social, comemorativa do 30º aniversário da CLT.

Em sua homenagem, em 22.07.1981, o TRT da 5ª Região nomeou sua Biblioteca como "Biblioteca Ministro Coqueijo Costa". A sede do TRT5, inaugurada em 12.12.1991, com nome "Edifício Coqueijo Costa", representa outra homenagem, bem como o Memorial da Justiça do Trabalho da 5ª Região - Ministro Coqueijo Costa

 

 

 

 

 

O Ministro Coqueijo Costa faleceu em Salvador, em 20 de janeiro de 1988.

 

Baile na Associação Atlética, em 1960. Coqueijo,  presidente do clube, ao lado de Vinícius de Moraes, convidado, e João Gilberto, cantor.
Coqueijo Costa tocando escaleta em Salvador, em 1965
Coqueijo com Dorival Caymmi, João Jorge (filho de Jorge Amado), no Teatro Castro Alves, em 1967.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      

Coqueijo Costa e Alcyvando Luiz, parceiros musicais, em 1969, em Salvador.
Coqueijo Costa com os filhos Graça e Enéas, no lançamento de seu livro, em 1973. Ao fundo o Exmo Juíz Wilson Lapa Barreto da Silva
Recebimento da Comenda Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, em 1974

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coqueijo e a papagaia "Aparecida", em Brasília, em 1984 
Coqueijo tocando piano em Brasília, em 1987

  

 

 

 

                                                        

 

  

         

 

Conteúdo de responsabilidade do Núcleo de Preservação da Memória Institucional